segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Empresas têm 4 meses para ajustar call center

O governo decidiu dar quatro meses para que as empresas prestadoras de serviços de telefonia, abastecimento de água, energia elétrica, transportes terrestres, entre outros, se adaptem às novas regras que pretendem melhorar o atendimento telefônico aos usuários, os "call centers".

Vejam as novas regras do decreto:
1) Os "call centers" terão que estar disponíveis 24 horas, sete dias por semana, quando se tratarem de serviços de fornecimento ininterruptos.
2) As empresas terão que ter um único número telefônico para atender os variados serviços, se for o caso, e que precisa ser bem divulgado.
3) Uma ligação só poderá ser transferida de um atendente para outro uma única vez e, com isso, os usuários só terão que relatar o seu problema uma vez.
4) O consumidor terá direito de solicitar um histórico do seu pedido para acompanhar a solução do problema.
5) Os usuários terão o direito de falar a qualquer tempo com um atendente, se assim desejarem, e não ficarem restritos ao menu eletrônico.
6) Os cancelamentos de serviço terão que ser imediatos.

As empresas que não seguirem as regras poderão ser multadas em até R$ 3 milhões, como prevê o CDC. O decreto sairá depois de cinco meses de discussões em que o Ministério da Justiça realizou quatro audiências e uma consulta públicas com Procons, agências reguladoras, empresas e associações de defesa dos consumidores. "Foi um processo propositalmente longo para que ouvíssemos todos e integrássemos as propostas de todos", resumiu a secretária.

Veja a reportagem na íntegra: http://br.noticias.yahoo.com/s/29072008/25/economia-corre-empresas-4-meses-ajustar-call-center.html

Nenhum comentário: